segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Semana da Pátria







Jogo da independência – encontre seu par

Objetivo: Chamar a atenção para palavras que indiquem alguma referência à Independência do Brasil e treinar a observação.

Permite a abordagem de Tema transversal:Ética:

Exercita o trabalho em grupo, a disciplina e o respeito para escutar os demais alunos explicando sobre o que sua carta significa.

Será preciso: Dois conjuntos de cartões. Em cada cartão do primeiro conjunto estará escrita uma palavra diferente que terá, no outro conjunto, a relação referente ao tema.

Preparação: Dividi-se a classe em dois grupos e distribui-se os cartões, previamente separados, entre os participantes, tanto de um grupo quanto de outro.

Desenrolar: A finalidade é que cada um da equipe A encontre seu par na equipe B. Ex. Dom Pedro I (cartão) – faz par com o Grito do Ipiranga. 07 de setembro de 1888 faz par com Independência do Brasil, 09 de janeiro de 1822 faz par com Dia do Fico e assim por diante. Cada par que for se formando, a dupla deverá se colocar no local previamente combinado. Após todas as duplas terem sido formadas, cada um deverá falar sobre a carta que pegou.


Memória da Independência

Objetivo: Chamar a atenção para palavras que indiquem alguma referência à Independência do Brasil e treinar a observação e a memória.

Permite a abordagem de Tema transversal:Ética:

Exercita o trabalho em grupo, a disciplina e o respeito deaguardar sua vez.

Preparação: Escolhe-se três alunos que comporão o grupo A (podem escolher o nome do grupo) e outros três que comporão o grupo B.Dividi-se o restante da classe em dois grupos e distribui-se os cartões, previamente separados, entre os participantes, tanto de um grupo quanto de outro. Os cartões podem ser os mesmos da brincadeira anterior. Após recebidos os cartões, os alunos deverão se misturar e sentar nas carteiras em lugares diferentes dos lugares que costuma sentar.Então, as duas equipes, que estão na frente da sala, competirão entre si para ver quem descobre mais duplas

O jogo que se desenrolará em seguida é do tipo "jogo da memória", em que cada uma das peças será o aluno que se encontra sentado em cada carteira.Inicialmente, para que todos tenham conhecimento das palavras que estão em jogo, os alunos que estão sentados nas carteiras, deverão se levantar um a um e alto e pausadamente dizer qual é a palavra que possui no cartão, sentando em seguida.Em seguida, tira-se par ou ímpar entre os dois grupos (de três componentes em destaque) e o grupo ganhador deverá identificar qual é a dupla de alunos que possui cartões que se completam. A cada par acertado, a dupla se juntará ao grupo que acertou. E assim sucessivamente, igual a um jogo de memória, até o final da formação dos pares. Ganha o grupo que tiver ao final, mas componentes.